Ivan Jubert Guimarães
14/10/92
 


A Guerra de Tróia é, até hoje, um grande exemplo de estratégia. Na Ilíada, Homero narra as aventuras de Aquiles e sua vitoriosa campanha naquela batalha vencida pelos gregos. Odisseu, nome grego de Ulysses, foi o grande conselheiro dos gregos. Foi sua astúcia que permitiu uma vitória que se aparentava impossível de ocorrer.

Após a Guerra de Tróia, Ulysses ficou perdido em grandes aventuras e perigos na busca do caminho de volta para casa. Teve que vencer grandes desafios durante mais de dez anos, lutando contra feiticeiras, furacões até finalmente vencer aqueles que cortejavam sua esposa Penélope.

O nosso Odisseu também esteve empenhado em grandes aventuras. Participou do processo que garantiu a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio. Foi o líder de um partido de oposição durante a Ditadura Militar. Foi, corajosamente, o anticandidato de um regime que iria eleger mais um general para Presidente da República. Assim como Odisseu passou os últimos dez anos lutando contra a imoralidade e vencendo grandes desafios. Foi Ulysses quem primeiro esteve no ABC defendendo um líder sindical preso pelo regime militar durante a vigência do AI-5. Foi Ulysses o grande coordenador da campanha pelas eleições diretas arregimentando e levando para as praças públicas uma legião de brasileiros e muito justamente recebendo o epíteto de Senhor Diretas.

As eleições diretas não passaram no Congresso Nacional mas o Grande Articulador continuou … frente de sua batalha : restaurar a Democracia neste País. Como nome dos mais fortes, como Senhor Diretas, com a humildade dos grandes líderes, abdicou do desejo de lançar sua própria candidatura e para conseguir derrubar um regime que insistia em se perpetuar no poder, fez uma coligação política que elegeu Tancredo Neves como Presidente da República. A fatalidade, entretanto, iria marcar outra vez o povo brasileiro com a morte de Tancredo, cuja doença impediu-o, inclusive, de tomar posse. A indignação e a incerteza tomaram conta do pais e Ulysses, sempre saindo na frente, liderou o movimento de apoio … posse do então vice-presidente Sarney. Com sua obstinação e liderança nunca contestadas nem por seus opositores levou adiante o processo da Constituinte. Lembro-me que no dia da assinatura da nova constituição, quando todo o Congresso vaiava o presidente José Sarney, Ulysses saiu em sua defesa pedindo que a casa tratasse o presidente com o respeito que o cargo merece. E as vaias transformaram-se em aplausos. Ulysses viu seu desejo de eleições diretas para presidente ser realizado, mas não conseguiu se eleger. Mas continuou na sua batalha. Após os incidentes deste governo, voltou a arregimentar sua legião para conseguir os votos necessários para a aprovação do impeachment do presidente Collor. Quando atacado, chamado de velho, reagiu como só os grandes sábios conseguem reagir: "velho sim, velhaco não".

Ulysses Guimarães, assim como Odisseu, provou que a inteligência e a astúcia são mais fortes que a força bruta.

Como os grandes heróis, não morreu de pijamas, realizando, assim, mais um de seus desejos. No momento em que escrevo estas linhas seu corpo ainda não foi encontrado. Talvez nunca o seja, pois suas células estão, já, espalhadas e incorporadas por todos os cidadãos deste grande país.
 


Ivan Jubert Guimarães
Direitos reservados ao autor