Ivan Jubert Guimarães
05.07.2006



Qual o valor da Fé? Quanto ela vale? Quanto você já pagou por dias melhores em sua vida? Qual o preço de sua promessa? Quanto promete alguma coisa a Deus, você promete algo fácil de cumprir para não desagradar a Deus e a você mesmo, ou você promete algo bem difícil, como aquela graça que você está pedindo em troca?

Você usa intermediários para falar com Deus? Contrata os serviços de despachantes para agilizar suas necessidades?
E para finalizar este questionário eu pergunto a que você é fiel? Que valor tem a sua fidelidade?
Você deve estar estranhando tantas perguntas, mas elas têm uma razão de ser. É que ao abrir o jornal de hoje eu me deparei com uma notícia que sinceramente me parece patética, cuja manchete diz: “Ex-fiéis vão à Justiça pedir indenização de igrejas”.
Você está estranhando? Mas é verdade! Segundo o jornal, as ações cobram recompensas por promessas que não foram cumpridas. Os reclamantes depositaram fé e recursos em quem lhes prometeu dias melhores e, cansados de esperarem, resolveram pedir o seu dinheiro de volta. A reportagem conta um caso de um casal que freqüentava a Igreja Universal do Reino de Deus que vendeu sua casa e seus bens em troca de prosperidade financeira que não foi alcançada. Quanta ganância meu Deus! Mal sabiam eles que já tinham a prosperidade financeira que mereciam.

Um católico também cobra a devolução de dinheiro pago pelo seu casamento alegando que o padre interferia nos preparativos e este, claro, negou-se a fazer a devolução.
Numa sessão de descarrego na Universal um padeiro levou tanta porrada que agora quer R$ 5.000,00 de indenização. Merece mais porrada. E tem um outro caso de outro sujeito que deseja receber R$ 356.200,00 de indenização por ter caído do telhado que consertava em um templo da Universal, O Pastor alega que se o homem tivesse fé, ele não cairia do telhado.
Segundo li no jornal, todos os processos foram julgados procedentes e agora começará a briga dos advogados. Aliás, já que toquei de novo no assunto advogados, a advogada da Igreja Universal nega os fatos e acusa os fiéis de traição. Ela faz parte de um corpo jurídico formado por 14 advogados da Universal em São Paulo.
Para o advogado da Congregação Cristã no Brasil, a liberdade de organização e doutrina não pode ser analisada por uma lei humana. O que ele faz lá então?

Seria muito interessante que você pensasse nesta matéria e avaliasse o seu próprio comportamento em relação à Fé que você supostamente tem. Cristo do alto de sua humildade e sabedoria jogou umas moedas ao chão dizendo daí a Cesar o que é de César. Pedir prosperidade financeira na igreja e vender seus próprios bens para conseguir isso. Desculpe-me este casal, mas eles tiveram o que mereceram.

A Fé não tem preço e, portanto, não pode ser comercializada. Você pode pertencer a qualquer religião que quiser, mas não precisa de nenhuma delas para se comunicar com Deus. A maior dádiva, a maior graça, você já recebeu ao nascer. Lute pelo que você deseja. Não peça a Deus aquilo que você mesmo pode conseguir, se fizer por merecer. Sente-se fraco? Impotente diante de situações difíceis e quer ajuda divina? Tudo bem, fale com Deus, só você e ele, Peça seja lá o que for saúde, força, não importa, mas trate diretamente com Deus e nunca, nunca mesmo, barganhe com Ele.
Você tem Fé? Você é fiel? Qual o peso da Fé e de sua Fidelidade?
Pense nisso!



Ivan Jubert Guimarães


Direitos reservados ao autor