Ivan Jubert Guimarães
25/05/2006




Segundo o Datafolha, Lula venceria a eleição ainda no primeiro turno. É um caso para se pensar com a seriedade própria dos responsáveis. Não que os outros sejam  melhores ou piores, mas um já mostrou sua covardia ao isolar-se do mundo durante os últimos acontecimentos verificados em São Paulo. O candidato que está em terceiro lugar nas pesquisas, ainda é um irresponsável garotinho que no Rio, também anda fazendo amigos onde não deve, mas onde ele deveria estar.


Conseguiram quase acabar com o jogo do bicho, mas agora temos o jogo do lixo, da podridão, da fedentina. A Bíblia diz que no princípio era o caos. Eu me pergunto se ainda estamos no princípio, ou talvez seja este o princípio do fim.


Uma coisa eles todos têm em comum: todos, sem exceção, acreditam na justiça! Usam a mesma justiça que os absolve regularmente de todos os processos que a sociedade lhes move para processar seus críticos, seus desafetos e aqueles todos que não medem suas palavras para lhes dizerem as verdades.


Verdade, eis aí uma outra palavra que a grande maioria simplesmente ignora o que vem a ser. Verdade é uma só, é absoluta e não deve ser aplicada nas coisas relativas. Mas alguém, sei lá quem, já disse ser possuidor da verdade quando disse “a minha verdade”. Ora, se você tem uma verdade sua, eu também tenho o direito de ter a minha. Está conseguindo acompanhar?

 

Acreditem, se cada um diz a sua verdade, ninguém está mentindo! Lula diz a verdade quando alega que não sabia de nada. Dirceu também não mentiu, a não ser para uma das esposas que não sabia quem ele era na verdade, mas ele sempre foi o que disse ser, pelo menos para ela.

 

Tinha trocado o rosto. Aliás, verdadeiramente, um homem de duas faces. Ou seriam quatro?Mudando de assunto, quem, em sã consciência recusaria um Land Rover? Presente não é suborno! Fiat Elba é.


E com tudo isso acontecendo a economia parece que não sentiu abalo nenhum. Os bancos cresceram como nunca, os lucros são estratosféricos, banco nacional comprando banco estrangeiro, banco fechando, banqueiro fechado operando. Faz-nos lembrar de Bertolt Brecht quando indagou “o que é assaltar um Banco, em comparação com fundar um banco?” e a gente ainda reclama, mesmo vivendo num país de tantas opportunitys, digo, oportunidades. E uma dessas oportunidades é o mensalão. Parece que ele chegou às mãos do povo agora.

 

Ele não era usado para comprar votos no Congresso? Agora está sendo usado para comprar votos na população, ou você consegue explicar porque as pesquisas apontam o crescimento do atual presidente? Não quero ser tão maldoso, talvez o povo esteja mentindo nas pesquisas, ou então usando suas próprias verdades. Cada um tem a sua, não é?

 


Ivan Jubert Guimarães


Direitos reservados ao autor